Carlos Humberto Lehmann de Almeida Benholiel Lisboa Santos (Carlos Lisboa)
Nascido a 23 de Julho de 1958, na Cidade da Praia em Cabo Verde, desde muito cedo deixou bem claro qual a sua grande paixão, o basquetebol.
Com apenas 9 anos começou por jogar "mini-basket", e iniciou a sua escalada no basquetebol em Moçambique, no Sporting de Lourenço Marques, uma filial do Sporting, onde jogou nos iniciados e nos juvenis.
Chegou a Portugal em Novembro de 1974 para representar os juvenis do Benfica, mas devido à pouca utilização decidiu abandonar o clube da Luz. Na época 1975/1976 assinou pelos eternos rivais da 2ª circular, conseguindo na época seguinte, ainda com idade de júnior, actuar na equipa sénior entre 1975 e 1982, tendo conquistado 3 Campeonatos Nacionais e 2 Taças de Portugal.
Em 1982, com o encerramento da secção de basquetebol do Sporting, mudou-se para o Queluz, onde esteve de 1982 a 1984, tendo conquistado um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal.
Em 1984 mudou-se para a Luz, onde esteve brilhante e orgulhosamente entre 1984 e 1996.
Um período de glória para o Basquetebol do Benfica, e onde se afirmou como jogador.
O base/extremo envergou durante 11 épocas o manto sagrado, com o número 7 que imortalizou.
Foi a figura da modalidade na Luz, onde ajudou a conquistar 10 Campeonatos Nacionais em 11 anos (recorde nacional), 5 Taças de Portugal, 5 Taças da Liga, e 6 Supertaças.
Fez parte do melhor período do Basquetebol Benfiquista, tendo jogado ao lado de outros grandes nomes do basquetebol nacional como Pedro Miguel Neves, Steve Rocha, Mike Plowden, Jean-Jacques ou Henrique Vieira (actual treinador do Benfica).
É por muitos considerado o melhor basquetebolista português de sempre.
Juntava uma capacidade técnica acima da média, a uma espontaneidade e velocidade de execução extraordinárias para azar dos seus adversários. Jogador de um talento inegável, de uma entrega imensa, que desde cedo se tornou um símbolo do clube, muito acarinhado pelo público.
Em 1996 despediu-se dos cestos e a sua famosa camisola nº 7 foi pendurada no tecto do Pavilhão Açoreana Seguros e nunca mais por outro basquetebolista encarnado foi usada.
Realizou 103 internacionalizações com a camisola das Quinas.
Finda a carreira de jogador, iniciou-se na de técnico ao serviço de clubes como Benfica (1997 e 2000), Estoril (1996/1997) e Aveiro Basket (entre 2001 e 2004), tendo voltado a treinar o Benfica na época de 2005/2006.
Actualmente é o Director Geral das Modalidades do Benfica, tendo ajudado a construir a equipa que ganhou o Campeonato Nacional de 2008/2009, sem derrotas, sob o comando técnico do seu ex-colega Henrique Vieira.
Fantástico Carlos Lisboa!
Enviado por MemoriaGloriosa. - Ver os últimos e melhores videos de esportes.
No Response to "Carlos Lisboa"
Enviar um comentário