segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Ginásio - Benfica: Vitória no Prolongamento

0

A equipa encarnada deslocou-se este domingo ao reduto do Ginásio, 9º classificado do campeonato nacional de basquetebol. Após uma vitória na primeira volta por 67 - 64, esperava-se um jogo complicado para os encarnados, que jogaram há poucos dias para a Taça Hugo Santos, e não puderam contar com João Santos, um jogador muito influente no jogo do Benfica, principalmente nos lançamentos longos.

Cincos Iniciais

Benfica: Élvis Évora; Heshimu Evans; António Tavares; Sérgio Ramos; Miguel Barroca

Ginásio: Devon Hagans; Pedro Silva; Marco Gonçalves; Brandon;  José Costa


Árbitro: Sérgio Silva (Lisboa)


1º Período
O Ginásio inicia o jogo com dois americanos Devon Dagans e Brandon. E o Benfica inicia o jogo com várias surpresas, António Tavares, Miguel Barroca que tem sido pouco utilizado nos últimos encontros, e o reforço Heshimu Evans.

Os encarnados iniciam o jogo com uma apatia pouco característica, concedendo demasiados espaços aos jogadores figueirenses, que aproveitam a falta de agressividade defensiva do Benfica para se adiantarem no marcador, com especial destaque para Brandon Evans e Devon Hagans, muito fortes debaixo do cesto, a ganharem vários ressaltos ofensivos. Do lado dos encarnados destaque para o reforço Heshimu Evans que termina o primeiro período com 9 pontos marcados. A 4 minutos do final do 1º período Miguel Barroca, que estava até então a realizar um mau jogo, dando muito espaço aos jogadores do Ginásio, é substituído por Diogo Carreira. Ainda antes do intervalo entra também Ben Reed.

O 1º período fecha com Ginásio 27 - 24 SL Benfica

2º Período
A pontaria afinada dos jogadores do Ginásio, quer da marca dos 2 pontos quer em lançamentos longos, espelha a intranquilidade da equipa encarnada que apenas em rasgos individuais consegue ir reduzindo a superioridade do conjunto figueirense, que neste período tem em Devon Hagans e Jason Hartford (reforço do Ginásio) uma capacidade finalizadora muito forte.
Tendo estado a ganhar por 17 pontos de diferença, 49 - 32. Com o Benfica a perder muitos ressaltos defensivos e ofensivos.

O 2º período fecha com um Benfica muito longe da sua melhor forma, e com uma desvantagem de 10 pontos, 53 - 43.

Os dois últimos períodos denotam a equipa encarnado mais coesa defensivamente, ganhando vários ressaltos defensivos e bloqueando alguns ataques do Ginásio, que ainda assim continuou a causar bastantes estragos na defesa encarnada. Na recuperação encarnada destacam-se os atletas Ben Reed e Diogo Carreira, este último que a marcar dois triplos consecutivos que levam ao empate do jogo a 98 - 98, a três segundos do final do encontro, levando o jogo para prolongamento.



 

Com os campeões nacionais a não conseguirem contrariar a inspiração de Brandon Dagans, autor de 24 pontos, o Ginásio voltou para a frente do marcador. Os visitados chegaram a uma vantagem muito boa (92-82), mas o Benfica não deitou a toalha ao chão e apresentam-se de forma coesa defensivamente, ganhando vários ressaltos defensivos e bloqueando alguns ataques do Ginásio, que ainda assim continuou a causar bastantes estragos na defesa encarnada. Não impedindo uma recuperação fantástica, culminada com um lançamento triplo de Diogo Carreira nos últimos 3 segundos do 4º período. O número oito “encarnado” empatou a partida (98-98) e esta foi, assim, resolvida no prolongamento.

Com o adversário a não contar com os excluídos Brandon Dagans, Pedro Silva e Marco Gonçalves por exclusão, o Benfica travou bem os ataques do adversário e mostrou um grande acerto nos lançamentos.
Entra no prolongamento uma equipa mais compacta e tranquila defensivamente, ganhando a grande maioria dos ressaltos defensivos e cortando as iniciativas atacantes do Ginásio. Ben Reed com 8 pontos, Diogo Carreira, e Sérgio Ramos foram os jogadores com sinal positivo no prolongamento, acabando por trazer a 12ª vitória consecutiva para a Luz, pelo parcial 107 - 113. 
 
Sérgio Ramos, com 26 pontos, 12 ressaltos e 1 assistência, foi o jogador em principal destaque na formação de Henrique Vieira. 
O Benfica continua assim invicto no comando do Campeonato Nacional, num jogo que a equipa tornou difícil com uma má entrada em jogo deixando a ideia de que poderia ser este mais um resultado surpresa nesta jornada, e muito por culpa do grande acerto defensivo do Ginásio, impulsionado por uma boa finalização.
Uma vitória de uma equipa experiente que lutou durante todo o jogo. Parabéns Campeões.


12ª Jornada - Resultados:

Ginásio         107 - 113 SL Benfica
Académica     73 - 76   Física
CAB              86 - 76   AD Vagos
Barreirense    62 - 71   Sampaense
Illiabum       69 - 61   FC Porto Ferpinta
V. Guimarães 71 - 78    Ovarense


Classificação à 12ª Jornada:

     Posição                      Pts
1º SL Benfica                   24
2º Ovarense                    22
3º V. Guimarães              21
4º FC Porto Ferpinta         20
5º Académica                  17

No Response to "Ginásio - Benfica: Vitória no Prolongamento"

Enviar um comentário