domingo, fevereiro 07, 2010

Mike Plowden

0


Nascido nos Estados Unidos da América, em Junho de 1958, chega a Portugal na década de 8 com 21 anos para ingressar na equipa do Barreirense. Cinco anos depois do início da sua aventura em solo português transfere-se para o clube da Luz envergando a camisola nº 12, onde viria a jogar durante oito temporadas, na época de maior glória do basquetebol benfiquista.

Foi ao lado de outros grandes como Carlos Lisboa, Jean Jacques ou José Carlos Guimarães,que se tornou uma das referências do basquetebol português das décadas de 80 e 90, fazendo parte da "Equipa de Ouro" do Benfica que na primeira metade da década de 90 chegou à principal competição europeia de clubes.     

Depois do Benfica, passou ainda pelo Atlético e Juventude de Évora.

Aos 29 anos garantiu a naturalização e passou a vestir a camisola da selecção portuguesa, contando 61 internacionalizações.

Morreu a 27 de Fevereiro de 2008,aos 49 anos, enquanto orientava um treino do Quintajense, equipa onde alinhava o seu filho no Pavilhão do Pinhalnovense, depois de ter fintado a morte em 2002.

No final da sua carreira dedicou-se à tarefa de treinador das camadas jovens, tendo colaborado em vários projectos no Barreiro.


Fica a memória de um grande homem por trás do grande nº12 do Benfica. Muito acarinhado pelos públicos que o viram jogar, Mike personificou os valores necessários para se envergar a camisola do Sport Lisboa e Benfica: Espírito de equipa, capacidade de sacrifício, talento, pujança física e ética.

Como basquetebolista destacou-se pelas qualidades de grande defensor e ressaltador, tudo o que se exige a um magnífico "power forward". Discreto, era um extremo muito forte que apoiava os "génios" de Carlos Lisboa e Jean Jacques, entre outros.   

  

No Response to "Mike Plowden"

Enviar um comentário